top of page

Desenvolvimento Sustentável

Capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.

A adopção de acções de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana.

É a busca do equilíbrio entre o crescimento económico e o desenvolvimento humano.

Por meio deste, se deve obter o equilíbrio entre ambos, no sentido da sustentabilidade da vida humana. Consiste num processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direcção dos investimentos, a orientação do desenvolvimentos tecnológico e a mudança institucional se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro.

“Atender às necessidades da actual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”

Isso quer dizer: usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e a dignidade humana. É o desenvolvimento que não esgota os recursos, conciliando crescimento económico e preservação da natureza.

Considera-se que deve haver uma busca do desenvolvimento sustentável nos seguintes aspectos:

Um sistema político que assergure a efetiva participação dos cidadãos no processo decisório:

Neste caso observa-se a importância de um orçamento participativo em um município, onde a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade na identificação e priorização de suas necessidades pode contribuir para melhor aplicação de seus recursos financeiros;

Um sistema econômico capaz de gerar excedentes e know-how técnico em bases confiáveis e constantes que gere e poupe recursos pensando nas gerações futuras;

Um sistema social que possa resolver as tensões causadas por um desenvolvimento não-equilibrado na busca da redução das desigualdades sociais e da melhoria constante da qualidade de vida;

Um sistema de produção que respeite a obrigação de preservar a base ecológica do desenvolvimento, por meio de processos produtivos e produtos ecologicamente corretos, onde a reciclagem alcance um conceito de minimização de resíduos;

Um sistema tecnológico que busque constantemente novas soluções na elaboração de produtos visando o uso alternativo de matéria-prima para não esgotar a natureza e gerar aumento de custos;

Um sistema internacional que estimule padrões sustentáveis de comércio e financiamento, onde países subdesenvolvidos possam ser apoiados pelos mais desenvolvidos visando o equilíbrio entre as nações;

Um sistema administrativo flexível e capaz de autocorrigir-se mediante as necessidades apresentadas tanto pelo homem como pela natureza visando uma integração harmônica e prolongada para a sobrevivência de ambos.

Várias componentes do desenvolvimento sustentável. Assim sendo, um sistema sustentável deve apresentar:

- Sustentabilidade social — centra-se no equilíbrio social;

- Sustentabilidade económica – conjunto de medidas e políticas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais;

- Sustentabilidade ambiental – visa a harmonia com a natureza.

No ano de 1987, a Comissão Mundial da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), presidia por Gro Halem Brundtland e Mansour Khalid, apresentou um documento chamado “Nosso Futuro Comum”, mais conhecido por relatório Brundtland.

Relatório Bruntland “Nosso Futuro Comum”(1987):

- “É o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades”.

Ele contém dois conceitos-chave:

-O de “necessidades, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres no mundo, que devem receber a máxima prioridade”;

- “a noção das limitações que o estágio da tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras”.

A estratégia de desenvolvimento sustentável visa a promover a harmonia entre os seres humanos e entre esses e a natureza. Para tanto, são necessários:

- Sistema político com efetiva participação dos cidadãos no processo de decisão;

- Sistema econômico competente para gerar excedentes e conhecimentos técnicos em bases confiável e constante;

- Sistema social capaz de resolver as diferenças causadas por um desenvolvimento desigual;

- Sistema de produção que preserve a base ecológica do desenvolvimento;

- Sistema tecnológico que busque novas soluções;

- Sistema internacional com padrões sustentáveis de comércio e financiamento;

- Sistema administrativo flexível e capaz de autocorrigir-se.

Segundo o Relatório da Comissão Bruntland, uma série de medidas devem ser tomadas pelos países para promover o desenvolvimento sustentável. Entre elas:

- Limitação do crescimento populacional;

- Garantia de recursos básicos (água, alimentos, energia) a longo prazo;

- Preservação da biodiversidade e dos ecossistemas;

- Diminuição do consumo de energia e desenvolvimento de tecnologias com uso de fontes energéticas renováveis;

- Aumento da produção industrial nos países não-industrializados com base em tecnologias ecologicamente adaptadas;

- Controle da urbanização desordenada e integração entre campo e cidades menores;

- Atendimento das necessidades básicas (saúde, escola, moradia).

Em âmbito internacional, as metas propostas são:

- Adoção da estratégia de desenvolvimento sustentável pelas organizações de desenvolvimento (órgãos e instituições internacionais de financiamento);

- Proteção dos ecossistemas supranacionais como a Antártica, oceanos, etc, pela comunidade internacional;

- Banimento das guerras;

- Implantação de um programa de desenvolvimento sustentável pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Não é apenas um desenvolvimento econômico e sim o resultado social de interações entre:

- Estoques de recursos naturais (renováveis de não renováveis);

- Crescimento das populações humanas;

- Eficiência produtiva;

- Impactos ambientais locais e globais;

- Capacidade de suporte dos ecossistemas;

- Limitações ao desenvolvimento humano.

Qual a relação atual entre o desenvolvimento económico e a sustentabilidade do planeta?

Na relação entre o Homem e o ambiente, não existe apenas um limite mínimo para o bem-estar da sociedade, há também um limite máximo para a utilização dos recursos naturais, de modo a que estes sejam preservados. Tendo em conta estes limites, o desenvolvimento económico deve procurar ter em conta as questões ambientais para que a sustentabilidade do planeta seja assegurada. Este deve ser equilibrado com a dimensão ecológica uma vez que as decisões não devem ser somente centradas no lucro.

O Homem tem vindo a inovar, mas a melhor inovação que poderia conseguir era unir o desenvolvimento económico com a sustentabilidade. Um planeta inovador precisa de ser guiado por uma visão futurista e ter planos traçados. Ele não tem em conta os riscos do uso excessivo dos recursos naturais pois não considera a capacidade de suporte dos ecossistemas. Hoje em dia existe uma incompatibilidade entre os dois favores.

A tecnologia pode ser utilizada a favor da sustentabilidade do planeta.

No mundo de hoje, nenhuma nação é auto suficiente. Se for nosso objetivo conseguir a sustentabilidade do nosso planeta, uma sólida aliança deve ser formada por todos os países. Os níveis de desenvolvimento e renda no mundo são desiguais, e os países de mais baixa renda devem receber ajuda para que possam se desenvolver de forma sustentável, protegendo seus meios ambientes.

Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados.

Os crescimentos econômico e populacional das últimas décadas têm sido marcados por disparidades.

Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial.


Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Tags
Nenhum tag.
bottom of page